As Características do Comportamento Empreendedor podem ser aprendidas e desenvolvidas?


Como vimos anteriormente, os empreendedores de sucesso compartilham características e competências que são fundamentais para alcançar o sucesso em seus empreendimentos, e tais características contribuem para que o empreendedor seja um ator social dinâmico quanto ao seu comportamento.

Mas será que enquanto empreendedores todos apresentam tais competências tão necessárias para empreender? E se apresentam, elas são todas bem desenvolvidas?

O comportamento empreendedor varia segundo a forma que o empreendedor percebe o ambiente. Assim, a partir do conhecimento de um determinado mercado, o empreendedor desenvolve um produto ou processo. Desenvolver o comportamento empreendedor é, portanto, capacitar o indivíduo para que ele crie, conduza e execute processos para elaborar novos planos de vida.

As características do comportamento empreendedor podem contribuir para o sucesso dos empreendimentos. Alguns estudiosos afirmam que nem todos possuem habilidades que permitem empreender. Pois são necessárias algumas características próprias do indivíduo e outras que podem ser aprendidas. Todavia, ambas podem ser desenvolvidas.

O conjunto dessas características permite converter o esforço do empreendedor em desenvolvimento de uma nova ideia, que culminará com a criação de um empreendimento. Ninguém precisa, portanto, apresentar todas as características do comportamento empreendedor. Geralmente durante a jornada empreendedora elas vão se desenvolvendo (não intencionalmente e de forma planejada) a partir das experiências e situações que vão sendo colocadas diante dos empreendedores na evolução do seu projeto e da sua ideia.

Dessa forma, entre as competências que eu apresento para realizar algo e as competências necessárias para tal, existe uma lacuna entre o real e o ideal. Esta pode ser preenchida a partir do desenvolvimento de tais competências.

Por isso é importante otimizar o desenvolvimento das competências empreendedoras de modo estruturado, planejado, e com acompanhamento. Para isso pode-se utilizar um plano de desenvolvimento que é elaborado a partir da identificação de quais competências apresento e quais preciso desenvolver. 

Sendo assim, o primeiro passo é realizar um diagnóstico: quais competências tenho enquanto empreendedor? Quais competências são fundamentais para o meu empreendimento? Quais competências acessórias seriam um diferencial possuir? 

E a partir desse diagnóstico traçar um plano para desenvolvê-las lembrando que o bom desenvolvimento das mesmas é a chave para o bom desenvolvimento do seu empreendimento também. O comportamento do empreendedor, no papel de gestor do seu próprio negócio, evidencia-se também na sua capacidade de lidar com a adversidade, na própria adversidade. Portanto o ensino do empreendedorismo pode ajudar a aprimorar características e habilidades de gestão, promovendo a aprendizagem empreendedora.

E você, já identificou as características que precisa desenvolver? Conte pra gente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades X Competências

* Curiosidade Empreendedora *