O empreendedorismo ao longo dos séculos.



A atividade empreendedora é tão antiga quanto as trocas comerciais entre os indivíduos, remontando a uma origem milenar. Os primeiros registros envolvendo trocas de produtos por povos egípcios, fenícios, gregos, egeus, mesopotâmicos e romanos remontam a idade dos metais, período de 4 mil a 1 mil a.C.

Durante séculos os empreendedores eram aqueles que desempenhavam atividades relacionadas com ofícios cujas tradições passavam de geração a geração, e incluíam a produção artesanal de calçados, roupas e ferramentas.

Apesar de existir desde sempre, a busca pelo entendimento do fenômeno "empreender" é bem mais recente, pois mesmo estando presente no dia a dia das pessoas, ninguém buscava compreendê-lo ou aperfeiçoá-lo.

O conceito de empreendedorismo está sujeito a mudanças, visto que encontra-se em construção e sob influência das mudanças que acontecem na sociedade em geral, por isso para compreendê-lo a um nível mais profundo é necessário examinar a evolução do conceito exemplificando suas diferentes fases.

- Século V a XV

Nesse período as atividades empreendedoras sofreram poucas modificações, tendo em vista o ritmo lento de progresso tecnológico vivido pela humanidade. As trocas comerciais entre cidades e reinos eram estáveis e as manufaturas possuíam caráter artesanal. Nesse período o termo empreendedor era utilizado de forma genérica para identificar os responsáveis por grandes projetos, inclusive arquitetônicos.

- Século XVI

O conceito de empreendedor estava fortemente associado a atividades militares como manobras de ataque e defesa, identificando indivíduos que tomavam a responsabilidade e coordenava uma operação militar.

- Século XVII

Nesse período o termo passou a ser usado para descrever os indivíduos cujas atividades implicavam tomar riscos elevados associados a empreendimentos envolvendo contratos de obras públicas com o governante. O termo empreendedorismo não era utilizado para mercadores ou artesãos, mas sim para encarregados de execução de obras públicas.

- Século XVIII

Foram encontrados, nesse período, registros empregando o termo empreendedor para descrever um indivíduo que criava e conduzia empreendimentos, o que pode ser considerado mais próximo do seu sentido atual.

- Século XIX

O termo passou a ser aplicado de forma mais ampla, incluindo indivíduos que assumem riscos em qualquer tipo de empreendimento, ou seja, passou a incluir não apenas os empresários dedicados a fornecer serviços para o governo, mas todos os empresários com foco em vender seus produtos e serviços para pessoas ou empresas, aqueles focados em solucionar problemas sociais ou ambientais assim como os intraempreendedores.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Habilidades X Competências

* Curiosidade Empreendedora *